5 filmes nacionais imperdíveis para você assistir no streaming

Separe a pipoca e aproveite o final de semana para curtir filmes nacionais que são verdadeiros clássicos

revistabaiacu - 6 de agosto de 2022
5 filmes nacionais imperdíveis para você assistir no streaming



Se tem uma coisa que combina com o final de semana é uma boa maratona de filmes, não é mesmo? E melhor ainda se esses longas forem brasileiros, já que assim você prestigia o cinema nacional e ainda pode descobrir obras incríveis feitas no nosso país.

Então, se você vai aproveitar o momento em casa mesmo, que tal prestigiar produções nacionais bastante aclamadas pela crítica internacional? Separamos a seguir uma lista com filmes que você pode encontrar nas plataformas de streaming:

O longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles esteve nos holofotes entre 2019 e 2020. Além de amplamente aclamado pela crítica especializada internacional, ele foi o vencedor do Prêmio do Júri, no Festival de Cannes — nem precisa de mais motivos do que isso para querer ir dar aquela conferida, né? 

No filme, os moradores de Bacurau notam acontecimentos estranhos na cidade quando um grupo de estrangeiros chega à região. 

Uma publicação compartilhada por Bacurau – O Filme (@bacuraufilme)

Rosa é uma mulher que tenta conciliar seus desejos, sonhos e objetivos profissionais com a maternidade e um casamento em crise; além disso, ela ainda tem que lidar com a relação complicada com sua mãe. Essa é a premissa de “Como Nossos Pais”, filme de Laís Bodanzky que visa discutir a desigualdade de gênero e como a culpa recai sobre as mulheres quando elas não desempenham os papéis que são esperados delas.

Uma publicação compartilhada por Lara Paes Leme | CRP: 05/53059 (@brasil_no_diva)

O filme da cineasta Anna Muylaert conta a história da pernambucana Val, que se muda para São Paulo visando dar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Contudo, quando Jéssica encontra Val em São Paulo anos depois, seu comportamento com a mãe muda drasticamente. Protagonizado por Regina Casé, “Que Horas Ela Volta” é mais um filme brasileiro super elogiado pela crítica, com uma história considerada muito tocante.

Uma publicação compartilhada por Anna Muylaert (@annamuylaert)

Nesse longa do diretos Daniel Ribeiro, Leonardo é um adolescente cego que precisa driblar a superproteção de sua mãe para conquistar sua independência enquanto a chegada de Gabriel em seu colégio desperta nele novos sentimentos. Também vale a pena conferir, viu?

Uma publicação compartilhada por Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (@voltarsozinho)

Em “Central do Brasil”, Dora, vivida por Fernanda Montenegro, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, mas ela nunca realmente coloca as cartas no correio. Contudo, um dia, o filho de uma de suas clientes acaba órfão. Dora então parte com o menino rumo ao interior do Nordeste em busca do pai do garoto.

E, se a história do filme não foi o suficiente para te convencer a dar uma chance para ele, vale lembrar que “Central do Brasil” chegou até a concorrer ao Oscar, nas categorias de “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Atriz”. Apesar de não ter ganhado nenhum dos prêmios, apenas as indicações já mostram o quão incrível o longa é, não é mesmo?

Uma publicação compartilhada por Mais Brasil (@maisbrasil)