Aproveitamento do Corinthians na temporada cai drasticamente quando Fábio Santos não é titular

Timão tem 71% de aproveitamento quando o lateral-esquerdo joga como titular; Desempenho do clube quando ele não inicia as...

revistabaiacu - 5 de agosto de 2022
Aproveitamento do Corinthians na temporada cai drasticamente quando Fábio Santos não é titular



Mesmo com 36 anos, Fábio Santos vive uma de suas melhores temporadas no Corinthians. O veterano lateral-esquerdo é uma das peças mais regulares do time e tende a ser o ‘termômetro’ do clube no ano.

Dos 21 jogos que ele disputou como titular nesta temporada, o Timão tem 71% de aproveitamento. Quando o defensor não está no onze inicial, o desempenho despenca para 43%. Segundo o SofaScore, a equipe tem média de 0,53 gols sofridos por jogo quando ele atuou como titular em 2022. A média com ele no banco sobe para 1,11.

Além disso, o Corinthians conseguiu clean sheets – jogos sem tomar gols – em 67% das partidas na qual ele iniciou entre os titulares. O aproveitamento cai para 30% com Fábio na reserva.

Nos dois últimos jogos de mata-mata da equipe na temporada, Atlético-GO pela Copa do Brasil e Flamengo na Libertadores, o lateral não foi utilizado, e o clube foi derrotado em ambas partidas por 2 a 0.

Fábio já deu algumas declarações defendendo o rodízio feito por Vítor Pereira, argumentando que dessa forma ele consegue chegar mais ‘inteiro’ para as partidas.

Dos 40 jogos do técnico português no comando do clube alvinegro, o defensor de 36 anos iniciou como titular em 18 oportunidades, representando 45% das partidas. Apenas em quatro ocasiões ele começou duas partidas consecutivas no time titular sob o comando de Vítor.

Com contrato até 31 de dezembro, o lateral afirmou que só existem apenas duas opções em sua carreira: estender o vínculo com o Timão ou anunciar a aposentadoria.

Ele é o sexto jogador com mais jogos disputados na Série A do Campeonato Brasileiro, com 408. Não obstante, o camisa 26 também é o 4º lateral com mais gols na história da competição.

Ele superou o paraguaio Arce, ex-Grêmio e Palmeiras, na vitória por 2 a 1 do Corinthians sobre o Atlético-MG, seu ex-clube, onde marcou os dois gols corintianos na última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2022.

Dos 32 tentos anotados no torneio, 15 foram pelo Timão, outros 13 pelo Galo, dois atuando no Grêmio e dois pelo São Paulo, onde iniciou sua carreira.

LATERAIS COM MAIS GOLS NA HISTÓRIA DO BRASILEIRO*

1º – Nelinho – 53 gols

2º – Ânderson Lima – 40 gols

3º – Léo Moura – 33 gols

4º – Fábio Santos – 32 gols

5º – Arce – 31 gols

* Não entraram na lista jogadores que iniciaram a carreira como laterais, mas que disputaram mais jogos como meias ou atacantes. Casos, por exemplo, de Paulo Baier e Yago Pikachu.