Arias se consolida após início difícil no Fluminense e vive melhor temporada da carreira

Jogador demorou a se adaptar ao Rio de Janeiro, mas vem se destacando; colombiano será reavaliado nesta terça-feira pelo...

revistabaiacu - 28 de junho de 2022
Arias se consolida após início difícil no Fluminense e vive melhor temporada da carreira



Entre altos e baixos, um dos nomes que se manteve regular na temporada do Fluminense foi o atacante Jhon Arias. Contratado em agosto do ano passado, o jogador de 24 anos demorou a se encontrar, mas, adaptado ao Rio de Janeiro, viveu momentos brilhantes com Abel Braga e segue na mesma batida com Fernando Diniz. No clássico com o Botafogo, novamente se destacou. São 33 partidas em 2022 no Tricolor, 22 como titular, oito gols marcados e sete assistências até aqui.

Menos badalado do que Germán Cano e outros reforços que chegaram recentemente, Arias se mostra extremamente útil em setores carentes do Flu. Pode jogar mais próximo ao meio ou na ponta, mas está sempre sendo acionado. O ano também foi especial por outro fator: o jovem foi convocado para a seleção da Colômbia pela primeira vez.

A ida para a equipe colombiana foi talvez o símbolo do momento de superação de Arias. Em 2021, o emocional pesou contra o jogador, que sentiu a morte da avó, Concepción Becerra Rentería, em setembro. Como ele mesmo já disse, a fase de dor pela situação repentina atrapalhou na adaptação. A convocação foi uma promessa feita a ela e cumprida em maio.

O jogador, porém, preocupa a comissão técnica para a próxima rodada. Ele levou uma pancada no clássico com o Botafogo e será reavaliado nesta terça-feira, quando o elenco se reapresenta no CT Carlos Castilho. Após a partida, o colombiano já saiu andando normalmente, está sem dores e acredita não ser nada mais sério, mas, por precaução, terá a situação analisada pelo departamento médico.

Arias vive a melhor temporada da carreira com certa vantagem. Ele tem 147 jogos como profissional por quatro clubes diferentes. O melhor ano havia sido 2019, quando fez quatro gols pelo Patriotas (COL), assim como em 2021, quando jogou no Santa Fe e no próprio Flu.

Jhon Arias pertencia ao Patriotas e estava emprestado ao Independiente Santa Fe, ambos clubes da Colômbia. O Tricolor desembolsou 600 mil dólares (R$ 3,1 milhões na cotação da época) por 50% dos direitos do jogador. Ele acabou não participando da Libertadores em 2021 pois o Flu foi eliminado nas quartas de final para o Barcelona de Guayaquil (EQU), mas na temporada passada fez 21 partidas, apenas nove como titular, e marcou um gol.