As palavras do ano de 2022, segundos os principais dicionários do mundo
De "Homer" a "Gaslighting", as palavras fazem jus ao ano intenso que foi 2022
Todo fim de ano, os maiores dicionários do mundo elegem uma palavra para representar os últimos doze meses. Geralmente, a “palavra do ano” é escolhido por meio de voto popular a partir de uma seleção feita por especialistas de cada dicionário. A seleção diz respeito a termos que surgiram, se popularizaram ou tiveram uma nova relevância durante o ano vigente. Mas, em alguns casos, a palavra é eleita por ser a mais pesquisada em sistemas de busca. A intenção, no final das contas, sempre é destacar um termo que foi de grande relevância para o ano que se passou.
Em 2022, as palavras eleitas apresentam uma variedade que chama a atenção – o que, de certa forma, faz jus ao intenso ano que vivemos. Entre dicionários nacionais e internacionais, confira abaixo os termos eleitos pelos principais dicionários do mundo, o critério de seleção e o que significada cada um.
Em meio às eleições presidenciais no Brasil, a Guerra da Ucrânia e os protestos populares no Irã, a palavra eleita pelo dicionário online brasileiro Dicio foi ” Democracia”. Este é o nome dado à forma de governo baseada na igualdade e na soberania do povo, que elege por meio de votos os seus representantes. Considerando que este é um dicionário brasileiro, não é surpresa que a palavra tenha se destacado justamente no ano em que uma acirrada eleição mexeu com o país.
Em questão de números, as palavras mais pesquisadas pelos brasileiros no dicionário foram: respeito; perseverança; empatia; amor; você; mito; caráter; genocida; denegrir e inerente, nesta ordem.
“Metaverso”, “#IStandWith” e “Goblin Mode” foram os três termos selecionados para a votação online do tradicional Dicionário Oxford para a palavra do ano. Com maioria esmagadora dos votos, (93%) “Goblin Mode” foi a vencedora. O termo, que em português pode ser algo como “modo duende”, traduz um comportamento ou estado de espírito desleixado, preguiçoso, autoindulgente, ganancioso e que não se importa com as expectativas sociais.
Na mitologia nórdica, um goblin é geralmente uma criatura esverdeada, parecida com os duendes, mas mais grotesca, selvagem e inclinado a pregar peças de mau gosto por puro prazer. Além disso, não costumam sair durante o dia, e tendem a viver em cavernas, pântanos e montanhas.
Segundo o dicionário, a eleição de “Goblin Mode” seria uma resposta às dificuldades impostas pelos tempos pandêmicos.
O termo ganhou popularidade no começo do ano, quando, de forma geral, os países começaram a flexibilizar as medidas de isolamento social. Conforme as restrições diminuíram e as pessoas voltaram a sair de casa e conviver socialmente, um comportamento chamou a atenção: a vontade predominante de alguns indivíduos de continuarem em casa, negando a ideia de “vida normal”. A rejeição aos padrões estéticos e aos estilos de vida propagados pelas redes sociais também fazem parte da ideia do “Goblin Mode”.
“O ‘Goblin Mode’ é como quando você acorda às 2h da manhã, vai na cozinha vestindo nada além de uma camiseta larga e faz um lanche com queijo derretido e salgadinhos”, exemplificou o jornal The Guardian.
Popularizada em 2022, “Gaslighting” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário estadunidense Merriam-Webster, após um aumento de 1740% de buscas online. Não há uma tradução exata da palavra para o português, mas a sua origem já nos diz muito sobre o seu significado. “Gas Light” é o nome de uma peça de teatro inglesa de 1938, em que um marido deseja levar sua esposa à loucura para roubar seu dinheiro.
Um dos seus métodos é alterar o sistema de alimentação das luzes da casa, que, na época em que a história se passa, é a gás, fazendo com que as lâmpadas fiquem fracas e errantes. A esposa ao perceber o defeito alerta o marido, mas este insiste em dizer que não há nada de errado com as lâmpadas, a fazendo duvidar de seus próprios sentidos. O suspense ganhou uma adaptação para os cinemas em 1940, e no Brasil, o título ficou “À Meia-Luz” – você pode assistir o <a href=” ” target=”_blank” rel=”noopener”>filme completo no YouTube.
“Gaslighting”, dessa forma, seria a forma verbal de “Gas Light”. Nas palavras do dicionário, é a prática de enganar e manipular alguém em prol da própria vantagem.
Uma palavra tão simples e corriqueira foi eleita pelo dicionário online Dictionary.com como a deste ano: “woman” – “mulher” em português” – é a palavra de 2022. O critério da escolha foi um aumento de buscas de 1400%, algo raro para uma palavra tão comum. Mas há uma razão por trás. “Você poderia me dizer uma definição da palavra mulher?”, questionou a senadora Marsha Blackburn à juíza Ketanji Brown Jackson durante o seu juramento na Suprema Corte dos Estados Unidos, em março deste ano. A juíza respondeu: “Não consigo. Não nesse contexto, não sou bióloga.”
O questionamento da senadora foi o principal responsável pelo pico de buscas pela definição da palavra, mas não se resume a isso. No ano de 2022 o significado de ser mulher foi colocado em destaque. Em setembro, a morte da Rainha Elizabeth II relembrou o mundo que a mais longeva monarca da história foi uma mulher. No mesmo mês, a jovem Jina Mahsa Amini, de 22 anos, se tornou o rosto dos protestos populares no Irã após ter sido detida pela polícia por estar em um “traje não islâmico” – ela faleceu três dias depois.
Segundo o dicionário, 2022 será lembrado em partes “por seu impacto nas mulheres e pelo impacto das mulheres em um mundo em transformação”.
Não, não é o famoso personagem de “Os Simpsons”. A palavra “Homer” eleita pelo Dicionário Cambridge como palavra do ano abriga uma razão curiosa por trás da sua escolha. O critério do dicionário foi o grande volume de buscas: em uma único dia, 5 de maio de 2022, a palavra teve mais de 65 mil buscas no dicionário online. O motivo? O jogo online Wordle!
Para os não familiarizados, o passatempo online consiste em tentar adivinhar qual é a palavra de cinco letras em apenas seis tentativas – algo semelhante ao tradicional “jogo da forca”. Segundo o dicionário Wordle, que tem a versão brasileira Termo, o jogo foi o responsável pelo aumento de buscas de uma série de outras palavras além desta, como “humor” e “favor”.
Mas o que significa “Homer”? O mais peculiar sobre a palavra é que ela não possui nenhum significado poético ou de relevância social.
Para os falantes do inglês americano, é uma abreviação informal para a expressão “home run”, que é usada quando um jogador de baseball acerta a bola, geralmente para fora do campo, e é capaz de percorrer todas as bases para marcar o ponto.
Para os falantes do inglês britânico, porém, é um termo relacionado ao poeta grego Homero, autor de “Odisseia” e “Ilíada”. Talvez seja essa diferença que fez tanta gente recorrer ao dicionário para entender o que a palavra significava.
+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!