As palavras do ano de 2022, segundos os principais dicionários do mundo

As palavras do ano de 2022, segundos os principais dicionários do mundo Confira!

As palavras do ano de 2022, segundos os principais dicionários do mundo

De "Homer" a "Gaslighting", as palavras fazem jus ao ano intenso que foi 2022

As palavras do ano de 2022, segundos os principais dicionários do mundo
Imagem: Reprodução | Divulgação



Todo fim de ano, os maiores dicionários do mundo elegem uma palavra para representar os últimos doze meses. Geralmente, a “palavra do ano” é escolhido por meio de voto popular a partir de uma seleção feita por especialistas de cada dicionário. A seleção diz respeito a termos que surgiram, se popularizaram ou tiveram uma nova relevância durante o ano vigente. Mas, em alguns casos, a palavra é eleita por ser a mais pesquisada em sistemas de busca. A intenção, no final das contas, sempre é destacar um termo que foi de grande relevância para o ano que se passou. 

Em 2022, as palavras eleitas apresentam uma variedade que chama a atenção – o que, de certa forma, faz jus ao intenso ano que vivemos. Entre dicionários nacionais e internacionais, confira abaixo os termos eleitos pelos principais dicionários do mundo, o critério de seleção e o que significada cada um.

Em meio às eleições presidenciais no Brasil, a Guerra da Ucrânia e os protestos populares no Irã, a palavra eleita pelo dicionário online brasileiro Dicio foi ” Democracia”. Este é o nome dado à forma de governo baseada na igualdade e na soberania do povo, que elege por meio de votos os seus representantes. Considerando que este é um dicionário brasileiro, não é surpresa que a palavra tenha se destacado justamente no ano em que uma acirrada eleição mexeu com o país.

Em questão de números, as palavras mais pesquisadas pelos brasileiros no dicionário foram: respeito; perseverança; empatia; amor; você; mito; caráter; genocida; denegrir e inerente, nesta ordem.

“Metaverso”, “#IStandWith” e “Goblin Mode” foram os três termos selecionados para a votação online do tradicional Dicionário Oxford para a palavra do ano. Com maioria esmagadora dos votos, (93%) “Goblin Mode” foi a vencedora. O termo, que em português pode ser algo como “modo duende”, traduz um comportamento ou estado de espírito desleixado, preguiçoso, autoindulgente, ganancioso e que não se importa com as expectativas sociais.

Na mitologia nórdica, um goblin é geralmente uma criatura esverdeada, parecida com os duendes, mas mais grotesca, selvagem e inclinado a pregar peças de mau gosto por puro prazer. Além disso, não costumam sair durante o dia, e tendem a viver em cavernas, pântanos e montanhas.

Segundo o dicionário, a eleição de “Goblin Mode” seria uma resposta às dificuldades impostas pelos tempos pandêmicos.

O termo ganhou popularidade no começo do ano, quando, de forma geral, os países começaram a flexibilizar as medidas de isolamento social. Conforme as restrições diminuíram e as pessoas voltaram a sair de casa e conviver socialmente, um comportamento chamou a atenção: a vontade predominante de alguns indivíduos de continuarem em casa, negando a ideia de “vida normal”. A rejeição aos padrões estéticos e aos estilos de vida propagados pelas redes sociais também fazem parte da ideia do “Goblin Mode”.

“O ‘Goblin Mode’ é como quando você acorda às 2h da manhã, vai na cozinha vestindo nada além de uma camiseta larga e faz um lanche com queijo derretido e salgadinhos”, exemplificou o jornal The Guardian.

Popularizada em 2022, “Gaslighting” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário estadunidense Merriam-Webster, após um aumento de 1740% de buscas online. Não há uma tradução exata da palavra para o português, mas a sua origem já nos diz muito sobre o seu significado. “Gas Light” é o nome de uma peça de teatro inglesa de 1938, em que um marido deseja levar sua esposa à loucura para roubar seu dinheiro.

Um dos seus métodos é alterar o sistema de alimentação das luzes da casa, que, na época em que a história se passa, é a gás, fazendo com que as lâmpadas fiquem fracas e errantes. A esposa ao perceber o defeito alerta o marido, mas este insiste em dizer que não há nada de errado com as lâmpadas, a fazendo duvidar de seus próprios sentidos. O suspense ganhou uma adaptação para os cinemas em 1940, e no Brasil, o título ficou “À Meia-Luz” – você pode assistir o <a href=” ” target=”_blank” rel=”noopener”>filme completo no YouTube.

“Gaslighting”, dessa forma, seria a forma verbal de “Gas Light”. Nas palavras do dicionário, é a prática de enganar e manipular alguém em prol da própria vantagem.

Uma palavra tão simples e corriqueira foi eleita pelo dicionário online Dictionary.com como a deste ano: “woman” – “mulher” em português” – é a palavra de 2022. O critério da escolha foi um aumento de buscas de 1400%, algo raro para uma palavra tão comum. Mas há uma razão por trás. “Você poderia me dizer uma definição da palavra mulher?”, questionou a senadora Marsha Blackburn à juíza Ketanji Brown Jackson durante o seu juramento na Suprema Corte dos Estados Unidos, em março deste ano. A juíza respondeu: “Não consigo. Não nesse contexto, não sou bióloga.”

O questionamento da senadora foi o principal responsável pelo pico de buscas pela definição da palavra, mas não se resume a isso. No ano de 2022 o significado de ser mulher foi colocado em destaque. Em setembro, a morte da Rainha Elizabeth II relembrou o mundo que a mais longeva monarca da história foi uma mulher. No mesmo mês, a jovem Jina Mahsa Amini, de 22 anos, se tornou o rosto dos protestos populares no Irã após ter sido detida pela polícia por estar em um “traje não islâmico” – ela faleceu três dias depois.

Segundo o dicionário, 2022 será lembrado em partes “por seu impacto nas mulheres e pelo impacto das mulheres em um mundo em transformação”.

Não, não é o famoso personagem de “Os Simpsons”. A palavra “Homer” eleita pelo Dicionário Cambridge como palavra do ano abriga uma razão curiosa por trás da sua escolha. O critério do dicionário foi o grande volume de buscas: em uma único dia, 5 de maio de 2022, a palavra teve mais de 65 mil buscas no dicionário online. O motivo? O jogo online Wordle!

Para os não familiarizados, o passatempo online consiste em tentar adivinhar qual é a palavra de cinco letras em apenas seis tentativas – algo semelhante ao tradicional “jogo da forca”. Segundo o dicionário Wordle, que tem a versão brasileira Termo, o jogo foi o responsável pelo aumento de buscas de uma série de outras palavras além desta, como “humor” e “favor”.

Mas o que significa “Homer”? O mais peculiar sobre a palavra é que ela não possui nenhum significado poético ou de relevância social.

Para os falantes do inglês americano, é uma abreviação informal para a expressão “home run”, que é usada quando um jogador de baseball acerta a bola, geralmente para fora do campo, e é capaz de percorrer todas as bases para marcar o ponto.

Para os falantes do inglês britânico, porém, é um termo relacionado ao poeta grego Homero, autor de “Odisseia” e “Ilíada”. Talvez seja essa diferença que fez tanta gente recorrer ao dicionário para entender o que a palavra significava.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL