Bancos digitais são seguros? As discussões na Comunidade do TB

Problemas de segurança em aplicativos de bancos foram citados pelos membros; veja o que foi mais comentado na Comunidade...

revistabaiacu - 14 de maio de 2022
Bancos digitais são seguros? As discussões na Comunidade do TB



Mais uma semana chegando ao fim e a Comunidade do TB trouxe alguns assuntos que geraram bons debates entre os membros. Será que os bancos digitais são seguros? Plano com dados móveis ilimitados? Abandono do YouTube Music pelo Google? Confira nas linhas a seguir tudo que rolou de importante na Comunidade entre 7 e 13 de maio.

Recentemente, temos visto inúmeros relatos sobre roubos de celulares acompanhadas de transferências bancárias feitas pelos criminosos. Na grande maioria dos casos, os bancos citados são digitais, ou seja, com todos os recursos disponíveis via aplicativo.

Por conta dessa quantidade expressiva de casos, o Frank Wyllys Cabral Lira criou um tópico na Comunidade do TB para tentar descobrir como aumentar a segurança desses apps.

No momento da publicação deste texto, o tópico alcançou cerca de 4.500 visualizações e mais de 50 respostas com relatos, dicas e métodos sugeridos pelos usuários.

Gustavo, outro leitor do Tecnoblog, ficou preocupado com uma possível falha de segurança no aplicativo do Nubank:

“Lendo a história no Twitter, acendeu o alerta que o Nubank tem uma segurança falha.

Falando especificamente sobre a experiência no iPhone, o app do Nubank permite que seja feito o desbloqueio com a senha do celular caso o Face ID não seja reconhecido duas vezes seguidas — não lembro como é com o Touch ID, mas creio que seja parecido.

Na minha opinião, o Nubank — como fazem outros bancos — deveria permitir acesso apenas com a biometria. Se a biometria falhar, deveria pedir outra senha, como a senha de login no app (aquela que usa no primeiro login com o CPF).

Os bancos também deveriam invalidar o acesso por biometria se forem detectadas mudanças no Face ID e Touch ID.

Ainda sobre o Nubank, lendo as respostas no Twitter, alguém sugeriu que o Nubank permite trocar a senha de acesso ao app pelo e-mail. Se for esse o caso, é uma falha gravíssima, pois com a senha de acesso ao app é possível visualizar a senha do cartão, e com a senha do cartão é possível autorizar transações.”

Além dele, diversos usuários trouxeram dicas do que pode ser feito caso seu smartphone seja roubado. Como o tutorial postado pelo Nahame Ghaby, que mostra, em alguns passos, o que pode ser feito para ter mais segurança.

Para saber mais sobre o assunto, e também participar dos debates, acesse o tópico na Comunidade do TB. Seu comentário é sempre bem-vindo.

Abaixo, confira outros assuntos que bombaram na semana.

YouTube Music, como instalar os drivers de um notebook Dell e mais. Acesse os tópicos abaixo para entender melhor como foi a última semana na Comunidade do TB.

Além das discussões propostas pelos membros, nossa equipe de autores produz uma quantidade significativa de matérias, reportagens e reviews que também rendem debates.

Veja, a seguir, as discussões que mais fizeram sucesso.

A matéria mais acessada da semana foi a aprovação de uma MP que prevê um sistema eletrônico unificado para os cartórios. De acordo com a medida, o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp) deve ligar todas as bases de dados de todos os tipos de cartórios.

Com ele, será possível realizar atos e negócios jurídicos com envio de documentos, títulos e certidões em formato eletrônico. A expectativa é que o sistema chegue até 31 de janeiro de 2023.

Além disso, a chegada do Nubank ao Samsung Pay também fez sucesso na Comunidade. Agora, é possível fazer pagamentos por aproximação (NFC) pela sua carteira digital com o cartão de crédito e débito da fintech.

O cadastro na plataforma pode ser feito pelo próprio app do Nubank. Para isto, é só acessar a área “Meus Cartões” e escolher se deseja adicionar o cartão físico ou virtual. Depois, é só selecionar a opção “Configurar” e, por fim, “Adicionar ao Samsung Pay”. 

Para finalizar, o núcleo de jogos também rendeu bons debates entre os usuários. Isso por conta do anúncio de que a franquia FIFA irá se chamar EA Sports FC a partir de 2023.

Apesar do encerramento da parceria de 30 anos, os fãs podem ficar despreocupados já que o jogo não deve ser afetado pelas mudanças. A EA Sports garantiu que os acordos de licenças permanecem iguais e sem grandes alterações para os próximos anos.

Por hoje é só, pessoal! Esses foram os assuntos mais comentados da semana. Não deixem de acompanhar o Tecnoblog e participem das discussões na Comunidade.

Bancos digitais são seguros? As discussões na Comunidade do TB