Comitê olímpico dos EUA quer definição de "neutro" antes de permissão para atletas russos competirem

Comitê olímpico dos EUA quer definição de "neutro" antes de permissão para atletas russos competirem Confira!

Comitê olímpico dos EUA quer definição de “neutro” antes de permissão para atletas russos competirem

O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos continuava a andar na corda bamba, ...

Comitê olímpico dos EUA quer definição de “neutro” antes de permissão para atletas russos competirem
Imagem: Reprodução | Divulgação



O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos continuava a andar na corda bamba, reafirmando na quinta-feira seu apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia, mas ao mesmo tempo deixando a porta aberta para atletas russos e bielorrussos competirem nas Olimpíadas de Paris como neutros.

Ao liderar sua primeira reunião como presidente do Comitê, Gene Sykes começou confrontando a questão de frente. Ele disse que o órgão está com a Ucrânia, mas vai ouvir e considerar um processo que permita que atletas “verdadeiramente neutros” de Rússia e Belarus participem dos Jogos Olímpicos do ano que vem.

“O único tópico que quero abordar diretamente é a questão dos atletas russos em esportes internacionais e potencialmente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris”, afirmou Sykes.

“Embora a conversa tenha mudado com o tempo, nossa posição não mudou. Acima de tudo, nos solidarizamos com o povo e os atletas da Ucrânia.”

A Ucrânia lidera um apelo para banir todos os atletas de Rússia e Belarus, que tem sido usada como palco para o que a Rússia chama de operação especial, depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) disse em janeiro que estava aberto a incluí-los como neutros. O COI também estabeleceu um caminho para os neutros se classificarem para os Jogos de Paris.

A principal preocupação do Comitê norte-americano é como o COI determinará os critérios para um atleta neutro, e o órgão quer que as sanções permaneçam em vigor.

“Incentivamos o COI a continuar explorando o processo que preservaria as sanções existentes, garantindo que apenas atletas verdadeiramente neutros e limpos sejam bem-vindos para competir”, disse Sykes.

“Somente se essas condições de neutralidade e competição justa e limpa puderem ser atendidas, acreditamos que o espírito dos Jogos Olímpicos pode prevalecer.”

“O que realmente significará a neutralidade, quais serão as condições para a neutralidade?”, completou ele.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL