Como definir o valuation de uma startup para os primeiros investimentos?

Como definir o valuation de uma startup para os primeiros investimentos? Confira!

Como definir o valuation de uma startup para os primeiros investimentos?

*Amure Pinho é investidor-anjo e fundador da Investidores.vc Dúvida bem comum tanto para os investidores quanto para empreendedores que ainda estão em busca de bons cheques, o cálculo para chegar ao valor de mercado de uma startup não é tão simples quanto parece. De um lado, investidores questionam o valor de uma startup em estágio […]

Como definir o valuation de uma startup para os primeiros investimentos?
Imagem: Reprodução | Divulgação



*Amure Pinho é investidor-anjo e fundador da Investidores.vc

Dúvida bem comum tanto para os investidores quanto para empreendedores que ainda estão em busca de bons cheques, o cálculo para chegar ao valor de mercado de uma startup não é tão simples quanto parece.

De um lado, investidores questionam o valor de uma startup em estágio inicial, enquanto o outro lado tenta equilibrar o cálculo com o propósito, a aplicabilidade da ideia e mostrar sobriedade no uso de caixa – especialmente em um ano marcado por dificuldades em startups gigantes que não souberam controlar a queima de caixa após anos de bonança.  

Então, antes mesmo de acionar qualquer calculadora automática e chegar em um valor final, a startup que está no início do negócio, começando a gerar receita e em busca de investidores capazes de comprar a ideia, precisa identificar o quanto ela precisa para manter a escalabilidade pelos próximos 18 meses.

Sim, a avaliação de mercado de uma startup iniciante é bem diferente do cálculo de uma empresa tradicional. Isso acontece porque, neste momento, o investidor não está pagando pelo quanto a startup realmente dá de retorno financeiro ao negócio – e, consequentemente, aos investidores. 

O que está em jogo no cálculo é avaliar como está o andamento da construção do negócio e do tempo dedicado pelo empreendedor. É preciso, portanto, acreditar que aquela startup vai atingir resultados satisfatórios  no final dos 18 meses, com  mais maturidade e valor. 

Desta forma, para te ajudar a entender como fazer um cálculo de valuation justo e condizente com o nosso momento, é preciso ter em mente  três passos essenciais: 

Primeiro passo: Para começar, o empreendedor precisa captar o suficiente para os próximos 18 meses da  sua jornada. É necessário, portanto, ter um plano de investimento, detalhando onde cada centavo será alocado. Como utilizar o dinheiro para crescer?  Contratar mais pessoas? Aprimorar a tecnologia? Aumentar vendas? Identificando para onde cada recurso será destinado, é possível traçar estratégias assertivas para que o dinheiro seja empregado da melhor forma possível. Esse investimento precisa ser um aliado para crescer, performar e triplicar ou até quadruplicar o negócio. 

Segundo passo: Terminado esse valor e planejamento para os 18 meses, a pergunta é: qual o valor que você precisa até 18 meses para conseguir sobreviver? Após identificar todas as áreas que precisam de injeção de dinheiro, qual o valor necessário para uma operação saudável? Essa é a conta para você saber o quanto precisa pedir ao investidor. É claro que esse momento é destinado para receber o suficiente para crescer e provar a viabilidade do negócio, e não pedir para ficar confortável. No entanto, pedir menos do que precisa pode ser uma armadilha. 

Terceiro passo: Depois de identificar quais setores do negócio precisam de dinheiro e qual valor, é o momento de definir o quanto vai ceder do seu negócio para o investimento: o valor não deve passar dos 15%. Com esses números em mãos, basta calcular o quanto a porcentagem cedida representará no valor do investimento para calcular o seu valuation. Para simplificar: se sua startup precisa de R$300 mil para crescer em 18 meses e você decidiu ceder 10% do seu negócio, isso significa que o valor de mercado de seu negócio é de R$3 milhões.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL