Como funciona o Snapchat?

Aprender como funciona o Snapchat pode ser bastante complicado. Por esse motivo, criamos um guia com tudo o que...

revistabaiacu - 6 de agosto de 2022
Como funciona o Snapchat?



Entender como funciona o Snapchat pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Afinal, a rede social possui uma interface bastante peculiar. Se você está habituado aos menus do Instagram e do Facebook, pode ficar um tanto quanto perdido na plataforma de fotos.

Bom, antes de qualquer coisa, vale lembrar que o Snapchat é uma rede social de fotos e vídeos. A plataforma, contudo, dispensa a ideia do Feed. Aqui ele simplesmente não existe. O usuário, então, pode compartilhar os chamados Snaps com o público ou, se preferir, com contatos no privado.

Inclusive, quando o Stories chegou ao Instagram, muitos usuários afirmaram que o recurso era uma réplica da rede social. A comparação se justifica nas interfaces, que são notavelmente parecidas. Portanto, se você conheceu os Stories antes, já pode imaginar como funciona o Snapchat. Em ambos, inclusive, o conteúdo publicado fica disponível por 24 horas.

1. Para aprender como funciona o Snapchat (Android l iOS), inicie o aplicativo. Na tela inicial, use o botão de captura para tirar fotos ou gravar vídeos. É possível adicionar filtros através do ícone de emoji à direita. Na próxima tela, você verá algumas ferramentas de edição. Abaixo, selecione “História” para compartilhar com todos ou “Enviar para”, se quiser escolher contatos específicos;

2. Através do ícone de pin, localizado no canto inferior esquerdo, você acessa o Mapa. Se você clicar no globo à direita, verá outros usuários pelo Brasil e poderá assistir os Snaps deles. Caso queira ficar invisível, basta clicar na engrenagem no topo da tela e selecionar “Modo Fantasma”;

3. Na tela inicial, clique no ícone de chat para conversar com seus amigos. Depois, selecione a caixa de diálogo em azul. Na parte superior da tela, se você clicar no ícone de perfil com “+”, poderá adicionar pessoas ao seu Snapchat. Selecione com quem deseja conversar e, em seguida, use os recursos do chat para interagir com o usuário;

4. Por fim, na aba representada pelo ícone de perfis sobrepostos, você pode explorar Histórias publicadas por outros usuários. Na parte superior, o aplicativo sugere perfis para você adicionar. Na próxima aba, destacada pelo símbolo de “Play”, está o recurso “Holofote”, cujo funcionamento é bem semelhante ao do Reels. Assim como nele, o usuário pode usar os botões de interação à direita da tela.

Caso você tenha dificuldade de fazer novos amigos pelo próprio Snapchat, a rede social possui uma ferramenta criada unicamente para esse propósito. Chamado Hoop, o aplicativo tem uma interface bem semelhante a do Tinder, permite conhecer e adicionar usuários de qualquer parte do mundo.

Trending no Canaltech: