Diversão de norte a sul

Diversão de norte a sul Confira!

Diversão de norte a sul

Regiões atendidas pelos aeroportos administrados pela CCR Aeroportos oferecem atrativos irresistíveis para o lazer no verão, incluindo praias, natureza e parques de diversão

Diversão de norte a sul
Imagem: Reprodução | Divulgação



As férias de verão são uma época feita sob medida para a diversão. Num país com litoral abençoado como o Brasil, o primeiro impulso é pensar em curtir a temporada nas praias, mas existem possibilidades incríveis para todos os gostos. Os aeroportos administrados pela CCR Aeroportos, que assumiu a gestão de 16 novas concessões aeroportuárias em 2022, estão em regiões repletas de atrativos turísticos completos, que ganham um charme ainda mais especial nesta época. Esta reportagem faz parte de uma série que vem destacando os atrativos turísticos e os potenciais econômicos das diversas regiões atendidas pela empresa.

As primeiras fontes de águas quentes da região foram descobertas no início do século 18. Manancial de todo o parque hidrotermal da região, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, conhecido como PESCaN, foi criado na década de 1970 para proteger toda essa riqueza, formada a partir de um vulcão extinto. Com área de 123 km², pode ser visitado por turistas interessados em testemunhar as fontes que brotam do solo e se transformam em riachos. Há diversas trilhas para a prática de caminhada ou mountain bike em meio à natureza típica do Cerrado.

Uma das atrações da região é o Hot Park, em Rio Quente, parque de diversões construído em torno da temática das águas aquecidas. O conjunto de atrações contempla todos os perfis de visitante, de qualquer idade. Para quem gosta de aventura, há o AeroBike, a Girolesa e a Mega Tirolesa, cujos nomes dispensam mais explicações. Já aqueles que estão em busca de tranquilidade e relaxamento podem passear de caiaque ou dar um mergulho guiado para conhecer uma rica flora aquática. No meio-termo entre o agito e a calmaria, há as diversões na água, como Hotibum, Half Pipe, Giant Slide e Acqua Race.

Esportes radicais

Outro dos aeroportos administrados pela CCR Aeroportos está em São Luís. Com mais de 1,1 milhão de habitantes, a capital do Maranhão é reconhecida como um relevante polo cultural. Única cidade brasileira fundada pelos franceses, em 1612, foi posteriormente invadida pelos holandeses, antes de ser colonizada pelos portugueses.

Em 1997, o centro histórico de São Luís, com seu casario de origem portuguesa – incluindo muitos sobrados revestidos de azulejos -, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “A nossa retomada para o turismo pós-pandemia está sendo extraordinária. Nos principais feriados deste ano, atingimos excelentes índices no setor”, descreve o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

São Luís tem ampla atividade em esportes radicais. Provas de mountain bike são realizadas no Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, enquanto o kitesurf é praticado em vários pontos da cidade. Recentemente, a prefeitura inaugurou um skatepark, no centro da cidade, com pista em formato bowl. Trata-se de uma modalidade com grande tradição no Maranhão – basta dizer que foi em Imperatriz, outra cidade que tem o aeroporto administrado pela CCR Aeroportos, que nasceu Rayssa Leal, a “Fadinha do Skate”, medalha de prata nas últimas Olimpíadas.

O aeroporto de Imperatriz está na região sudoeste do Maranhão, próximo das divisas com os Estados do Tocantins e do Pará. Graças a essa localização, a cidade é conhecida como “Portal da Amazônia”. A três horas e meia dali fica o Parque Nacional da Chapada das Mesas, com um belo conjunto de balneários, cachoeiras e formações rochosas curiosas em meio à vegetação típica do Cerrado. O nome é uma referência aos platôs que, vistos de longe, parecem grandes mesas de pedra – um deles é o Morro do Chapéu, símbolo da região.

A Chapada das Mesas é muito procurada por praticantes de esportes radicais. Trilhas levam a paisagens paradisíacas como o Poço Azul e o Encanto Azul, com belas cachoeiras que podem ser acessadas também por rapel, prática orientada por instrutores profissionais. As empresas de turismo receptivo estão concentradas na cidade de Carolina, que reúne também as melhores opções de hospedagem e alimentação da região.

Para saber mais:

Esta reportagem faz parte de uma série produzida pelo Estadão Blue Studio para a CCR Aeroportos. Use os links abaixo para ler as matérias já publicadas:

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL