Ducati inova e coloca ‘barbatanas’ na moto de Bastianini durante TL2 em Silverstone

Enea Bastianini teve uma sexta-feira (5) mais discreta, porém um detalhe em sua moto chamou muita atenção durante o...

revistabaiacu - 5 de agosto de 2022
Ducati inova e coloca ‘barbatanas’ na moto de Bastianini durante TL2 em Silverstone



A Ducati levou para o GP da Grã-Bretanha uma inovação aerodinâmica, mais precisamente para a moto de Enea Bastianini. Durante a segunda sessão de treinos livres, realizados nesta sexta-feira (5) no circuito de Silverstone, as câmeras da transmissão oficial captaram a presença de “barbatanas” na parte de trás da Gresini do italiano.

Visualmente, a traseira da moto lembrava um rabo de peixe, e até mesmo as costas de um estegossauro, mas a questão levantada é se a fabricante italiana teria introduzido a peça numa tentativa de interromper o fluxo de ar para as motos que vêm atrás, dificultando ainda mais uma eventual aproximação dos rivais e, consequentemente, tentativas de ultrapassagens.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O piloto ainda teria vantagem por conta da diminuição do arrasto. Na prática, no TL2, a atualização ajudou Bastianini a fechar o dia como o oitavo mais rápido da tabela de tempos. Na primeira sessão, sem o aparato, o #23 ficou apenas em 16º. Vale destacar que a tendência é Yamaha e Suzuki andarem bem em Silverstone, como visto nesta sexta-feira.

O uso de asas para melhorar a aerodinâmica não é muito comum na MotoGP, mas a novidade da Gresini deve gerar discussões nos bastidores, principalmente se ficar comprovado o ganho de vantagem de Bastianini sobre os rivais.

As atividades da MotoGP em Silverstone continuam no sábado, com mais duas sessões de treinos livres antes da definição do grid de largada, que acontece às 10h10 [Brasília GMT-03]. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial 2022 de Motovelocidade.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.