Fórmula 1 busca mudança em acordo para manter Mônaco no calendário em 2023

GP de Mônaco recebe alguns privilégios da Fórmula 1 para permanecer na categoria, mas Liberty Media quer redução de...

revistabaiacu - 28 de maio de 2022
Fórmula 1 busca mudança em acordo para manter Mônaco no calendário em 2023



FÓRMULA 1 2022: LECLERC LIDERA 1-2 DA FERRARI NOS TREINOS LIVRES DO GP DE MÔNACO DE F1 | Briefing

O GP de Mônaco vai precisar deixar de lado alguns privilégios para poder continuar na Fórmula 1. Por ser uma das corridas mais antigas do calendário e conhecida pela tradição, a disputa em Monte Carlo recebe um tratamento diferente por parte da categoria em relação a outros locais, mas o Liberty Media já busca encontrar termos mais favoráveis no contrato com o evento.

Até o ano passado, por exemplo, o GP de Mônaco era a única etapa do ano com quatro dias de atividades, começando na quinta-feira. Além disso, os promotores do evento controlam os anúncios ao longo da pista, produzem uma cobertura própria da corrida na televisão e ainda pagam uma das menores taxas do ano. A partir de 2022, a primeira mudança no evento foi transformá-lo em um final de semana normal de corrida, de sexta a domingo.

O icônico GP de Mônaco vai precisar abandonar alguns privilégios para o ano que vem (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Como a Fórmula 1 busca garantir um calendário com 24 corridas — o máximo permitido pelo acordo com as equipes — e o contrato com o GP de Mônaco acaba no final deste ano, a categoria pressiona os organizadores do evento para que façam algumas concessões e abandonem alguns desses privilégios para que o acordo possa ser renovado.

Além disso, outro objetivo da Fórmula 1 é organizar melhor o cronograma de viagens entre países, de forma a melhorar o fluxo de pessoas e diminuir a quantidade de deslocamentos — o que consequentemente reduz custos. Assim, pode ser que Mônaco precise deixar sua tradicional data em maio conforme o calendário cresce.

O GP de Las Vegas já está marcado para estrear no ano que vem, o Catar retorna para fazer parte oficialmente do calendário pela primeira vez e a China enfim voltará à F1 depois de ficar de fora devido à pandemia de Covid-19. Assim, nem todas as corridas de 2022 vão se manter para 2023, com a França saindo como forte candidata para não estar na categoria no ano que vem.

A Fórmula 1 continua com o GP de Mônaco a partir das 11h, com a classificação mais importante do ano diretamente de Monte Carlo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.