França reduz nível de risco de contaminação por cepa de grive aviária

São Paulo, 23 - O Ministério da Agricultura da França afirmou que a situação sanitária nacional ...

revistabaiacu - 23 de junho de 2022




São Paulo, 23 – O Ministério da Agricultura da França afirmou que a situação sanitária nacional relacionada a uma cepa altamente patogênica de gripe aviária (HPAI) “está melhorando” e, diante disso, o Ministério da Agricultura decidiu baixar o nível de risco de ‘moderado’ para ‘insignificante’. Segundo o órgão, nenhum novo caso em plantéis comerciais de aves foi registrado desde o dia 17 de maio no país. Assim, o total se mantém em 1.378 ocorrências.

Até o dia 10 de junho, último dia com notificações, a França registrou 63 casos da cepa em animais selvagens e outros 35 casos em galinhas. A pasta não informou em que região esses animais foram identificados.

Segundo o Ministério, até o momento, 36 países da Europa registraram a ocorrência da doença. O órgão orienta, como medida de prevenção ao avanço do vírus, o abate de animais que estiverem em locais contaminados, a desinfecção da área e o controle da circulação de outras aves da propriedade em zonas definidas como proteção e vigilância.

O consumo de carne, fígado e ovos – assim como qualquer produto alimentar feito de aves – não apresenta risco para os humanos.