Inflação na zona do euro diminui em fevereiro, mas núcleo dos preços aumenta

Inflação na zona do euro diminui em fevereiro, mas núcleo dos preços aumenta Confira!

Inflação na zona do euro diminui em fevereiro, mas núcleo dos preços aumenta

A inflação na zona do euro diminuiu um pouco em fevereiro, mas o avanço do núcleo do índice de ...

Inflação na zona do euro diminui em fevereiro, mas núcleo dos preços aumenta
Imagem: Reprodução | Divulgação



A inflação na zona do euro diminuiu um pouco em fevereiro, mas o avanço do núcleo do índice de preços continuou a acelerar devido a um aumento nos custos de serviços, disse a agência de estatísticas da UE, Eurostat, nesta sexta-feira, confirmando dados preliminares divulgados neste mês.

A inflação dos preços ao consumidor nos 20 países que usam o euro caiu para 8,5% em fevereiro, ante 8,6% no mês anterior, com uma grande queda nos custos de energia compensada por aumento nos preços em quase todas as outras áreas.

Mas o avanço do núcleo dos preços continuou a acelerar e a inflação excluindo os preços voláteis de alimentos e combustíveis, um indicador observado de perto pelo Banco Central Europeu, saltou de 5,3% para 5,6%.

O BCE elevou as taxas de juros em mais 50 pontos-base na quinta-feira para combater um aumento histórico nos preços e suas novas projeções mostraram que a inflação subjacente ainda será persistente por muitos anos, ficando acima de sua meta de 2% até 2025.

É provável que isso preocupe as autoridades porque a alta do núcleo de preços, muitas vezes alimentado pelo aumento dos salários, tende a prolongar a inflação geral, tornando-a ainda mais difícil de controlar.

Embora o BCE não tenha feito uma avaliação usual do risco de inflação em seu comunicado de política monetária na quinta-feira, algumas autoridades já disseram que o viés é de alta porque o núcleo da inflação está se mostrando persistente.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL