IOF das suas compras no crédito será reduzido já no início de 2023

IOF das suas compras no crédito será reduzido já no início de 2023 Confira!

IOF das suas compras no crédito será reduzido já no início de 2023

Imposto terá alíquota de 5,38% para 2023; medida segue exigência para ingresso do Brasil na OCDE

IOF das suas compras no crédito será reduzido já no início de 2023
Imagem: Reprodução | Divulgação



A partir do dia 2 de janeiro, próxima segunda-feira, o IOF (sigla para Imposto sobre Operações Financeiras) sobre compras internacionais será reduzido para 5,38%. Essa alteração segue o decreto pelo governo em março deste ano, cujo objetivo é zerar o IOF até 2028. A medida é uma das exigências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o ingresso de países no bloco.

A discussão sobre o adesão do Brasil à OCDE iniciou em 25 de janeiro de 2022. A redução da alíquota facilitará quem tem o hábito de realizar compras internacionais e viajantes em países estrangeiros. O imposto também incide sobre outras operações financeiros, como empréstimo bancário e seguros — eles também serão zerados, mas as alíquotas variam.

O calendário de redução do IOF, apresentado pelo governo federal em março, mostra que o imposto cobrado em compras interacionais terá uma redução de 1% em todo dia 2 de janeiro até ser zerado em 2028.

Com estas reduções — e futura extinção do IOF —, é esperado que o investimento estrangeiro no Brasil aumente, somado a integração da economia do país ao cenário internacional.

Para o cidadão comum, a redução do IOF beneficiará as compras de produtos importados por cartão de crédito, diminuindo o valor final da compra. O mesmo vale para o uso do cartão em compras realizadas durante viagens internacionais e saques no exterior.

As alíquotas do IOF para outros impostos são:

O primeiro IOF a ser zerado foi o de empréstimos feitos ao exterior pelo período de 180 dias. Todos as outras operações financeiras terão o imposto extinto em 2029 — e que venha a geração que não saberá que os mais velhos tinham que pagar 6,38% nas compras internacionais.

IOF das suas compras no crédito será reduzido já no início de 2023

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL