Itália designa porto para navio com 113 migrantes

Itália designa porto para navio com 113 migrantes Confira!

Itália designa porto para navio com 113 migrantes

Ocean Viking vai navegar até Ravenna, a 1,7 mil km de distância

Itália designa porto para navio com 113 migrantes
Imagem: Reprodução | Divulgação



A Itália designou nesta terça-feira (27) o porto de Ravenna, no centro-norte do país, para o desembarque de 113 pessoas resgatadas de um bote inflável no Mar Mediterrâneo Central pelo navio Ocean Viking, da ONG francesa SOS Méditerranée.

Trata-se de uma escolha incomum por parte do governo italiano, uma vez que Ravenna, na costa do Mar Adriático, fica a quase 1,7 mil quilômetros do local de salvamento. Em situações de resgates marítimos, normas internacionais recomendam que as pessoas sejam levadas sempre ao porto seguro mais próximo possível.

“Após o resgate de 113 sobreviventes, o ITMRCC [Centro de Coordenação de Resgate Marítimo da Itália] ofereceu ao Ocean Viking um local seguro distante (La Spezia), instando o navio a seguir para esse lugar”, disse a SOS Méditerranée no Twitter.

“Poucas horas depois, o ITMRCC designou um porto ainda mais longe: Ravenna, a 900 milhas náuticas de distância, a até quatro longos dias de navegação”, acrescentou. A entidade afirmou estar “aliviada” por poder levar os migrantes a um local seguro, mas demonstrou preocupação com outros possíveis barcos em dificuldade no Mediterrâneo Central.

O Ocean Viking é o único navio humanitário atualmente em operação na região, e a exigência de navegar até Ravenna impedirá novas operações de socorro por vários dias.

Nos governos anteriores, a Itália costumava indicar portos no sul, que é banhado pelo Mediterrâneo Central, para que os migrantes descessem em terra firme o quanto antes.

A partir da chegada da premiê Giorgia Meloni, no entanto, o país começou a designar locais mais distantes, como Livorno, na Toscana, que recebeu dois navios humanitários na semana passada.

O grupo de 113 pessoas salvas pelo Ocean Viking nesta terça inclui três bebês recém-nascidos – o mais novo deles com apenas três semanas de vida -, 23 mulheres, algumas delas grávidas, e 30 menores desacompanhados.

Em novembro, o mesmo navio foi obrigado a navegar até a França, a mais de mil quilômetros de distância, com 234 náufragos a bordo devido à recusa da Itália em abrir seus portos, o que gerou uma crise diplomática entre os dois países.   

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL