Lula bate recorde de Dilma, nomeia 11 ministras e promete mulheres no comando da Caixa e do BB

Lula bate recorde de Dilma, nomeia 11 ministras e promete mulheres no comando da Caixa e do BB Confira!

Lula bate recorde de Dilma, nomeia 11 ministras e promete mulheres no comando da Caixa e do BB

Recorde anterior era de nove ministérios

Lula bate recorde de Dilma, nomeia 11 ministras e promete mulheres no comando da Caixa e do BB
Imagem: Reprodução | Divulgação



BRASÍLIA – O terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente vai começar com uma participação feminina recorde na Esplanada dos Ministérios. Com a montagem das pastas terminada nesta quinta-feira, 29, estão confirmados os nomes de 11 mulheres no primeiro escalão do governo. O número supera o recorde anterior de Dilma Rousseff (PT), que assumiu a Presidência em 2011 com nove ministras.

“Nunca antes na história do Brasil nos tivemos tantas mulheres ministras. Nunca antes tivemos uma indígena ministra”, declarou Lula ao fazer referência direta a Sonia Guajajara, política indígena que assumirá a pasta dos Povos Originários. O petista ainda prometeu que vai escolher mulheres para chefiar a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, mas não antecipou nomes. Durante o governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), no máximo três mulheres foram ministras ao mesmo tempo.

As escolhidas para compor a equipe do petista são a ex-senadora Marina Silva (Meio Ambiente), Sonia Guajajara (Povos Originários), deputada indígena eleita pelo PSOL, a senadora do MDB Simone Tebet (Planejamento), a deputada do União Brasil Daniela do Waguinho (Turismo), a ex-atleta olímpica Ana Moser (Esportes), a cantora Margareth Menezes (Cultura), a socióloga e atual presidente da Fiocruz, Nisia Trindade (Saúde), a economista Esther Dweck (Gestão), a presidente do PCdoB, Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), a jornalista Anielle Franco (Igualdade Racial) e a ativista Cida Gonçalves (Mulheres).

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL