McLaughlin confirma favoritismo da Penske e anota pole do GP de Nashville da Indy

Scott McLaughlin confirmou que a Penske é a favorita para vencer em Nashville e derrotou Romain Grosjean para cravar...

revistabaiacu - 6 de agosto de 2022
McLaughlin confirma favoritismo da Penske e anota pole do GP de Nashville da Indy



McLAREN É A GRANDE VILÃ DO MERCADO DE PILOTOS DA INDY E FÓRMULA 1

O neozelandês Scott McLaughlin confirmou o favoritismo da Penske e anotou a pole-position do GP de Nashville da Indy. Na sessão realizada no início da noite deste sábado (6), o dono do carro #3 cravou 1min14s555 para sair com a segunda pole do ano.

Romain Grosjean, de Andretti, surpreendeu e vai largar da segunda posição, com tempo 0s142 mais lento que de McLaughlin. Uma semana após primeiro pódio da carreira, Christian Lundgaard cravou um lugar no top-3. O atual campeão Álex Palou, de Ganassi, vem em quarto.

O mexicano Pato O’Ward, da McLaren, vai largar em quinto, ao lado de Josef Newgarden. O bicampeão, que reside em Nashville, sairá da sexta posição.

Líder do campeonato, Will Power vai largar na oitava posição. O piloto da Penske chegou a cravar uma volta para disputar o Fast Six, mas acabou com tempo invalidado por causar uma amarela ao escapar da pista. Ele sai atrás de David Malukas, mas à frente de Graham Rahal, Rinus VeeKay, Jack Harvey e do surpreendente Dalton Kellett.

Segundo colocado no campeonato e vencedor da corrida em 2021, Marcus Ericsson, da Ganassi teve uma classificação abaixo do esperado e foi eliminado ainda no primeiro segmento, e vai largar da 18ª posição. O companheiro de equipe Scott Dixon também não avançou, e parte de 14º.

Com punição a cumprir por conta de troca de motor, Helio Castroneves vai largar de último. O brasileiro da Meyer Shank caiu mais uma vez no Q1, e largaria de 24º. Por conta da sanção, vai sair de 26º.

O GP de Nashville acontece neste domingo (7). A largada da corrida está marcada para às 16h30 (de Brasília, GMT-3) com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO. A prova tem transmissão da TV Cultura entre os canais abertos, ESPN4 entre os fechados e Star+ no streaming.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi a classificação do GP de Nashville:

Grupo 1: Josef Newgarden, Alexander Rossi, Felix Rosenqvist, Colton Herta, David Malukas, Álex Palou, Simon Pagenaud, Callum Ilott, Jack Harvey, Devlin DeFrancesco, Rinus VeeKay, Simona de Silvestro e Dalton Kellett

Após atraso de 90 minutos, a classificação começou às 19h (de Brasília). Os pilotos vieram para a pista com pneus de pista seca, e em sua maioria, escolheram os duros. DeFrancesco causou a primeira bandeira vermelha da sessão ao parar na curva 4. Apenas Palou, Rosenqvist e Rossi tinham tempos cravados após a primeira metade do grupo.

Pole em 2021, Herta bateu na curva 4 e perdeu as voltas mais rápidas. Álex Palou ficou com o tempo mais rápido em 1min15s998. Harvey, Malukas, Newgarden, VeeKay e surpreendentemente Kellett classificaram para o Fast 12.

Grupo 2: Scott McLaughlin, Will Power, Kyle Kirkwood, Romain Grosjean, Christian Lundgaard, Scott Dixon, Pato O’Ward, Graham Rahal, Helio Castroneves, Marcus Ericsson, Takuma Sato, Conor Daly e Jimmie Johnson

A primeira metade do grupo 2 foi feita inteira com pneus duros, com exceção de Dixon e Johnson. Will Power cravou 1min15s579 para pular ao primeiro lugar. O’Ward, McLaughlin, Lundgaard, Rahal e Kirkwood avançavam naquele momento.

Na hora dos pneus macios, Power se classificou com 1min14s746. McLaughlin, Lundgaard, Grosjean, O’Ward e Rahal avançaram. Ericsson e Dixon acabaram eliminados.

O grupo dos 12 ganhou bandeira verde às 19h35. Palou, VeeKay e Kellett foram os primeiros a ir de pneus macios. E o espanhol terminou a primeira metade do período na liderança, com 1min15s441. McLaughlin, Grosjean, Newgarden e Power avançavam naquele momento.

Palou classificou em primeiro ao marcar 1min14s643. Classificaram para a disputa da pole McLaughlin, Grosjean, Lundgaard, Newgarden e O’Ward. Power chegou a classificar, mas por gerar uma amarela local, teve a volta deletada e vai sair em oitavo.

Os pilotos foram para a disputa da pole direto com os pneus macios, com exceção de Newgarden. Na primeira metade, McLaughlin ficou com o primeiro posto ao cravar 1min15s227.

Na reta final, Grosjean surpreendeu ao marcar 1min14s697, mas a pole ficou com McLaughlin, com 1min14s555.

Indy 2022: GP de Nashville, Classificação:

ANDRETTI VIRA FERRARI DA INDY: HERTA É LECLERC