Mulher iraniana compete em torneio de xadrez sem hijab, informa imprensa
Uma jogadora de xadrez iraniana participou de um torneio internacional sem hijab, de acordo com ...
Uma jogadora de xadrez iraniana participou de um torneio internacional sem hijab, de acordo com notícias da mídia, no último caso de esportistas iranianas a participar de competições sem a vestimenta tradicional para mulheres muçulmanas desde o início dos protestos contra o governo.
O Irã foi varrido por manifestações contra a liderança clerical do país desde meados de setembro, quando a iraniana curda Mahsa Amini, de 22 anos, morreu sob custódia da polícia da moral, que a deteve por utilizar “trajes inadequados”.
Os meios de comunicação iranianos Khabarvarzeshi e Etemad, em reportagens na segunda-feira, disseram que Sara Khadem competiu no Campeonato Mundial de Xadrez Rápido e Blitz da Fide em Almaty, no Cazaquistão, sem o hijab –um lenço de cabeça obrigatório sob os rígidos códigos de vestimenta do Irã.
As fotos postadas por ambos os veículos pareciam mostrá-la sem lenço na cabeça durante o torneio. O Khabarvarzeshi também postou uma foto dela usando um lenço na cabeça, mas sem dizer se foi tirada no mesmo evento.
Não houve comentários na página do Instagram de Khadem sobre o torneio ou as notícias, e ela não respondeu imediatamente a uma mensagem direta da Reuters.
Khadem, nascida em 1997 e também conhecida como Sarasadat Khademalsharieh, ocupa o 804º lugar no ranking mundial, segundo o site da Federação Internacional de Xadrez. O site do evento de 25 a 30 de dezembro a listou como participante das competições de Rápido e Blitz.
Os protestos marcam um dos desafios mais ousados à liderança do Irã desde a revolução de 1979 e atraíram iranianos de todas as esferas da vida.
As mulheres desempenharam um papel proeminente, removendo e, em alguns casos, queimando lenços de cabeça, enquanto os manifestantes se animaram com o que viram como demonstrações de apoio de atletas iranianos masculinos e femininos.
Em outubro, a alpinista iraniana Elnaz Rekabi competiu na Coreia do Sul sem lenço na cabeça, depois dizendo que o fez sem querer.
Em novembro, uma arqueira iraniana disse que não percebeu que seu hijab caiu durante uma cerimônia de premiação em Teerã, depois que um vídeo apareceu para mostrá-la permitindo que o lenço caísse no que também foi amplamente considerado uma demonstração de apoio aos manifestantes.
+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!