O que é uma personagem Mary Sue?

O que é uma personagem Mary Sue? Confira!

O que é uma personagem Mary Sue?

O termo Mary Sue surgiu ainda na década de 1970 para designar um tipo bastante específico de personagens na cultura pop, que traz identificação

O que é uma personagem Mary Sue?
Imagem: Reprodução | Divulgação



Você já ouviu falar em “Mary Sue” para caracterizar algum personagem de filme e série? Se você não sabe o que isso significa, vai se surpreender com o tanto de personagens que existem com as características que definem o termo.

Mary Sue é um termo que nasceu ainda na década de 1970 e passou por diversas transformações até os dias de hoje, e personagens com tais características continuam sendo uma boa opção para obras de drama e romance, principalmente.

Antes de entender o significado do termo Mary Sue, é preciso descobrir onde e quando ele surgiu. Mary Sue é o nome de uma personagem da história A Trekkie’s Tale, uma paródia de Star Trek publicada no fanzine Menageria ainda em 1973.

Na história, Mary Sue era uma tenente de apenas 15 anos que já contava com responsabilidades adultas. Então, o nome da personagem se transformou em um termo para designar pessoas perfeitas, com habilidades e características extraordinárias e positivas.

Nos tempos atuais, o termo Mary Sue é bastante usado na cultura pop para descrever personagens em todas suas perfeições, contando com qualidades como beleza física, habilidades diversas, inteligência e talento. Elas são tão perfeitas que até podem ser consideradas irreais, sendo impossível existirem na vida real.

Essas personagens são respeitadas por contarem com características ou habilidades especiais sem nem ao menos terem treinado tanto para isso, e raramente possuem defeitos. Quando eles existem, são apenas detalhes que as deixam mais interessantes e atraentes.

Personagens Mary Sue geralmente são femininos, o que pode até resultar em críticas sexistas. No entanto, também foi criado um termo com o gênero oposto, mas com as mesmas características perfeitas e sonhadoras que a versão feminina, chamado de Gary Stu. De tanta perfeição que os personagens Mary Sue apresentam, eles podem até causar incômodo.

Existem diversos personagens classificados como Mary Sue na cultura pop, como Bella Swan, personagem de Kristen Stewart na saga Crepúsculo, e Katniss Everdeen, interpretada por Jennifer Lawrence em Jogos Vorazes.

Também podem ser consideradas personagens Mary Sue algumas versões da Mary Jane, de Homem-Aranha, Lara Croft, da saga Tomb Raider, e até Hermione da franquia de livros e filmes de Harry Potter.

Vale pontuar que a definição de uma personagem Mary Sue pode ser bastante relativa, considerando ainda opiniões pessoais e fatores que possam gerar identificação, mudando a percepção dessas características de pessoa para pessoa.

Trending no Canaltech:

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL