PEC da transição vai garantir ações prioritárias da Saúde, diz futura ministra

PEC da transição vai garantir ações prioritárias da Saúde, diz futura ministra Confira!

PEC da transição vai garantir ações prioritárias da Saúde, diz futura ministra

A futura ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta quinta-feira, 29, que a Proposta de ...

PEC da transição vai garantir ações prioritárias da Saúde, diz futura ministra
Imagem: Reprodução | Divulgação



A futura ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta quinta-feira, 29, que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da transição vai permitir garantir ações que são consideradas prioritárias na área da saúde. Ela citou, como exemplos, que a medida garantirá a continuidade de programas como o Farmácia Popular, o fortalecimento da atenção básica, a saúde da mulher e do indígena.

“A PEC também abre um caminho para essa questão das emendas parlamentares que eu acho que vão entrar numa composição mais favorável para a saúde. Agora, a questão de nós restabelecermos as bases adequadas o financiamento do SUS será um trabalho que vamos estar fazendo que vai além da superação, digamos, da situação mais crítica nesse momento.”

Em entrevista coletiva, a futura ministra afirmou que o gasto público no Brasil está muito aquém de outros países que também possuem sistemas universais de saúde. “Nossa meta é que isso se recupere ao longo dos próximos anos”, disse. “Estamos muito longe do financiamento adequado, não diria nem ideal, para o Sistema Único de Saúde. Essa é uma batalha a ser travada.”

Mais Médicos

Questionada a respeito da continuidade do Programa Mais Médicos, uma das expectativas que existe em torno da nova gestão do PT no tocante à saúde, a futura ministra sinalizou a permanência do programa, mas se esquivou de detalhes. “O programa vai voltar no sentido do seu objetivo. Como ele vai ser montado, vai ser objeto de estudo”, respondeu.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL