Professor da UFMG passa em 1º lugar no concurso que ele mesmo elaborou

Professor da UFMG passa em 1º lugar no concurso que ele mesmo elaborou Confira!

Professor da UFMG passa em 1º lugar no concurso que ele mesmo elaborou

Concurso foi suspenso após constatação da situação

Professor da UFMG passa em 1º lugar no concurso que ele mesmo elaborou
Imagem: Reprodução | Divulgação



A situação é, no mínimo, curiosa: a Justiça suspendeu o resultado de um concurso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) porque o aprovado em primeiro lugar foi o próprio professor que participou da elaboração do concurso.

O concurso era para professor adjunto do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e a elaboração do concurso teve a participação do “candidato” que ficou em primeiro lugar ― à época, ele era o chefe do Departamento de Biologia Geral do ICB.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o professor foi designado para a chefia do departamento em fevereiro de 2018. Em 2019, ele participou diretamente da elaborção do concurso, como área de conhecimento, perfil desejado do candidato e critérios para avaliação e atribuição de nota.

Vale observar que o edital do concurso foi publicado em agosto de 2019. Três meses depois o professor foi dispensado. Ele aproveitou então para es inscrever no próprio concurso que ajudou a elaborar. Em dezembro de 2022, ele foi anunciado como primeiro lugar do concurso.

“Percebe-se com clareza cristalina que o professor agiu, deliberadamente, em flagrante conflito de interesses, prejudicando a imparcialidade e a lisura do processo de seleção”, diz um trecho da ação do MPF.

A UFMG, por sua vez, suspendeu o concurso e pediu vistas do processo. Ela agora está colaborando com a apuração da denúncia.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL