Putin felicita Bolsonaro e Berlusconi em votos de Ano Novo

Putin felicita Bolsonaro e Berlusconi em votos de Ano Novo Confira!

Putin felicita Bolsonaro e Berlusconi em votos de Ano Novo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou nesta sexta-feira (30) vários líderes e ...

Putin felicita Bolsonaro e Berlusconi em votos de Ano Novo
Imagem: Reprodução | Divulgação



O presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou nesta sexta-feira (30) vários líderes e políticos mundiais pelo Ano Novo de 2023, incluindo o brasileiro Jair Bolsonaro e o italiano Silvio Berlusconi, seu amigo de longa data.

    As saudações do líder russo foram publicadas no site do Kremlin, mas chama a atenção por excluir representantes de alguns países ocidentais, como Estados Unidos, Alemanha e França, considerados “hostis”.

    Putin não felicitou a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, mas “estendeu as saudações”, em particular, a Berlusconi, que declarou recentemente que havia “retomado relações” com o líder russo, com quem teria inclusive trocado bebidas alcóolicas e “cartas muito doces”.

    Dirigindo-se a Bolsonaro, o presidente da Rússia “expressou satisfação” pelo fato de que, durante o mandato do brasileiro, “Moscou e Brasília cooperaram amplamente em plataformas internacionais, especialmente dentro do BRICS, e avançaram com sucesso no relacionamento bilateral amigável”.

    Entre os líderes que receberam os votos de Putin também estão Robert Kocharyan, ex-presidente da Armênia (1998-2008); Nursultan Nazarbaev, primeiro presidente do Cazaquistão (1991-2019); Serzh Sargsyan, ex-presidente da Armênia (2008-2018), e Gerhard Schroeder, ex-chanceler da Alemanha (1999-2005).

    A lista ainda inclui os presidentes chinês, Xi Jinping; turco, Recep Tayyip Erdogan; sírio, Bashar al-Assad; venezuelano, Nicolas Maduro; e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

    No entanto, Putin não desejou bons votos para os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, além do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, e o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, serão os únicos líderes europeus a receber as saudações. .

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL