Quem é Márcio Macêdo; secretário-geral que confirma maioria petista na articulação política de Lula

Quem é Márcio Macêdo; secretário-geral que confirma maioria petista na articulação política de Lula Confira!

Quem é Márcio Macêdo; secretário-geral que confirma maioria petista na articulação política de Lula

Vice-presidente do PT vai chefiar a Secretaria-Geral da Presidência

Quem é Márcio Macêdo; secretário-geral que confirma maioria petista na articulação política de Lula
Imagem: Reprodução | Divulgação



O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira, 29, o nome do deputado federal e vice-presidente do PT Márcio Macêdo para assumir a Secretaria-Geral da Presidência. O cargo é um dos mais próximos do presidente da República e auxilia diretamente o chefe do Executivo no relacionamento com movimentos sociais, organizações do terceiro setor, governos estaduais e nas relações institucionais com o Congresso e demais poderes

O ministro também será responsável por auxiliar Lula na avaliação da legalidade dos atos presidenciais e na decisão sobre a sanção e veto de projetos de lei enviados pelo Congresso. Outra atribuição é a implementação de consultas públicas e instrumentos de participação popular no governo, uma das promessas de campanha do petista.

Com a definição, Macêdo se une a outros petistas que vão comandar o “núcleo duro” da articulação política de Lula: o deputado Alexandre Padilha (PT-SP), que fica com as Relações Institucionais; e o governador da Bahia, Rui Costa, que assume a Casa Civil.

A Secretaria-Geral é um dos ministérios que despacham diretamente do Palácio do Planalto. Em declaração na última semana, Macêdo minimizou a decisão de destinar a maioria dos ministérios palacianos ao PT e garantiu um governo de frente ampla.

Marco Aurélio Carvalho, do Prerrogativas, e os deputados Emídio de Souza e Paulo Teixeira também eram cotados.

Na Câmara dos Deputados, Macêdo teve seu mandato brevemente interrompido por uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes. O parlamentar era suplente do ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE), que havia perdido o mandato por por captação de recursos ilícitos. O magistrado suspendeu a cassação de Valdevan em junho deste ano, mas a decisão foi suspensa na Segunda Turma do STF.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL