Quem são influencers os bolsonaristas que receberam ordem de prisão do STF

Quem são influencers os bolsonaristas que receberam ordem de prisão do STF Confira!

Quem são influencers os bolsonaristas que receberam ordem de prisão do STF

Ministro Alexandre de Moraes mandou prender Oswaldo Eustáquio e Bismark Fugazza por incentivar atos golpistas na internet e fora dela

Quem são influencers os bolsonaristas que receberam ordem de prisão do STF
Imagem: Reprodução | Divulgação



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, ordenou nesta segunda-feira (26) à Polícia Federal a prisão do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio e do influencer Bismark Fugazza. Recaem sobre eles as acusações de apoiarem atos antidemocráticos e golpistas.

Os bolsonaristas defendem a intervenção militar no país e articulavam manifestações contra a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Eustáquio é investigado nos inquéritos das fake news, das milícias digitais e dos atos antidemocráticos. Foi preso três vezes por determinação de Moraes e cumpre prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica

Ele participa de protestos contra o resultado das eleições e é investigado desde 2020 por se envolver em atos que pediam o fechamento do Congresso e do Supremo. O blogueiro também foi condenado a indenizar o PSOL em R$ 10 mil pelo crime de difamação. 

Fugazza é influencer e dono do canal Hipócritas no YouTube. Seu pedido de prisão ocorreu em razão das recentes manifestações a favor de atos golpistas de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que protestam contra a vitória de Lula.

De acordo com o jornal Correio Braziliense, Bismark estava junto a um grupo que, durante audiência no Senado, fez diversos ataques ao processo eleitoral e ao Supremo.

“A gente está junto com o povo na rua há mais de 30 dias. Há 30 dias, junto com o povo. Eu saí de Itajaí, Santa Catarina, e estou aqui em Brasília desde o dia 3”, disse Bismark durante a audiência. “Tenho andado até com o Oswaldo Eustáquio, que também sofreu censura, hoje está na cadeira de rodas, até por consequência disso.”

Em um vídeo divulgado na última semana, Eustáquio afirma que iria “cumprir a missão mais importante de sua vida” e disse ao jornal Folha de S.Paulo que estaria a caminho da Corte Interamericana dos Direitos Humanos (IDH) para protocolar uma denúncia contra Moraes.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL