Recebe ódio na web como Paulo Vieira? Saiba como bloquear comentários

Recebe ódio na web como Paulo Vieira? Saiba como bloquear comentários Confira!

Recebe ódio na web como Paulo Vieira? Saiba como bloquear comentários

Você pode se livrar dos posts ofensivos e evitar produzir ou reproduzir conteúdos com as próprias ferramentas dos aplicativos de mensagens

Recebe ódio na web como Paulo Vieira? Saiba como bloquear comentários
Imagem: Reprodução | Divulgação



As redes sociais, canal para conversas e entretenimento, têm se transformado em verdadeiros campos de batalha. O mais recente caso disso é os comentários de ódio recebidos pelo humorista Paulo Vieira após sua participação na premiação “Melhores do Ano” no “Domingão com Huck” (TV Globo), no domingo (25). 

Em uma piada ironizando bolsonaristas, Vieira provocou a ira dos apoiadores do atual presidente da República. A resposta veio com termos racistas e desejo de morte.

Por sua vez, Fábio Porchat dividiu o público nas redes sociais sobre seus comentários envolvendo a influenciadora Gkay no mesmo evento. Ela declarou ter tido seu “Natal estragado” em razão das ofensas do apresentador.

Diante de tal realidade, algumas plataformas buscam combater postagens ofensivas por meio da disponibilização de novas ferramentas de controle.

Um recurso disponível no TikTok é o filtro de comentários, que permite ocultar todo tipo de conteúdo ofensivo, criando uma lista personalizada com palavras que o usuário não deseja receber em suas publicações.

O app possibilita gerenciar as transmissões e adicionar até 200 palavras-chave que os criadores consideram ofensivas e prejudiciais. 

A ferramenta está disponível na aba de configurações. Clicando em “Filtro de palavras-chave” podem ser adicionadas as palavras que o usuário considerar ofensivas e que não gostaria de receber nos comentários da transmissão.

Também é possível ocultar os stories publicados para que pessoas específicas não possam acessá-los, bem como usar filtro de conteúdo sensível.

O Instagram permite bloquear palavras ofensivas diretamente no perfil.

Os passos são simples:

O app possibilita criar uma lista personalizada. Para tanto, basta seguir a seguinte rotina lá no perfil:

E mais, para impedir solicitações de mensagens com as palavras personalizadas, basta ativar a opção “Ocultar solicitação de mensagem”.

Na rede social de Elon Musk, o processo é parecido. Após entrar com seu login e senha, clique em Configurações e suporte > Configurações e privacidade > Privacidade e segurança > Silenciar e bloquear > opção Palavras silenciadas > clique em Entendi > opção “Adicionar” no canto inferior da tela (ícone de +) > Insira uma palavra ou frase > escreva os temas indesejados > Salvar.  

Na parte superior do Facebook, clique no ícone do seu perfil, normalmente no topo direito da tela. Depois siga estes passos:

É importante saber que comentários e ações agressivas são crimes e portanto devem ser denunciados. 

A lei brasileira sobre intolerância entre as pessoas (homofobia, racismo, xenofobia, xingamentos etc.) vale para o ambiente virtual e sugere que os conteúdos sejam denunciados. 

O site denuncie.org.br, que é uma parceria da SaferNet com a Polícia Federal, entre outros órgãos, recebe as denúncias.

De acordo com a SaferNet, basta copiar o link do site ou da rede social com o conteúdo indevido e fazer uma denúncia anônima. O próprio site tira uma cópia da postagem e encaminha às autoridades competentes.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL