Repaginada, BTFF se transforma em plataforma de negócios para cadeia de fitness e bem-estar

O sucesso das três edições anteriores da Brasil Trading Fitness Fair (BTFF), que reuniu cerca de ...

revistabaiacu - 5 de agosto de 2022
Repaginada, BTFF se transforma em plataforma de negócios para cadeia de fitness e bem-estar



O sucesso das três edições anteriores da Brasil Trading Fitness Fair (BTFF), que reuniu cerca de 70 mil visitantes em São Paulo e volume de 80 milhões em negócios, já seria mais do que suficiente para gerar grande expectativa para o próximo evento, marcado entre os dias 17 e 20 de novembro, no Expo Center Norte, na capital paulista. Após a compra realizada pela Italian Exhibition Group (IEG), uma das líderes na organização de negócios e congressos na Itália, a BTFF promete explodir o mercado.

Sob a gestão da IEG, o evento foi repaginado para se transformar em uma plataforma de geração de negócios com objetivo de engajar durante os quatro dias toda a cadeia de fitness, saúde e bem-estar. A projeção de público é dos mesmos 70 mil somados em suas três edições, além de 10 mil profissionais e compradores do setor, com um impacto de 100 milhões em mídia.

Listada na Bolsa de Milão, a Italian Exhibition Group está entrando no mercado brasileiro. O objetivo é traçar uma estratégia ambiciosa para o Brasil, segundo o diretor geral da nova operação da empresa italiana no país, Graziano Messana.

“Estou no Brasil há 15 anos e tenho uma visão clara da capacidade do país de sair de crises. O câmbio neste momento é favorável para investidores que acreditam no país”, disse Messana, acrescentando que há conversas em andamento para a compra de mais três feiras.

A IEG organiza eventos importantes do mesmo segmento, como a Rimini Wellness, na Itália, e a Muscle Show, em Dubai. O interesse do brasileiro em cuidar da saúde, além de cases de sucesso de diversas empresas no país, atraiu a atenção dos italianos. Messana ponderou que a empresa pode produzir suas próprias feiras no Brasil ou ainda importar suas marcas. No mercado brasileiro, a Informa, do Reino Unido, é considerada um dos concorrentes globais do grupo.

Totalmente redesenhada, a BTFF tem objetivo de oferecer cinco elementos no evento em São Paulo: exposição, relacionamento, conhecimento, experiência e negócios. A proposta é garantir grandes oportunidades, além de uma enorme ligação entre as maiores empresas do ramo, tanto B2C como B2B, grandes lojistas e varejistas e os milhares de entusiastas dos exercícios físicos e da filosofia de vida saudável.

Segundo levantamento da McKinsey, o segmento de bem-estar, nicho no qual o mercado fitness está inserido, movimenta pelo menos US$ 1,5 trilhão por ano em todo o mundo, com crescimento anual de 5% a 10%. Rimantas Simpas, diretor comercial da IEG, destaca a força e principalmente a possibilidade de crescimento deste setor no Brasil.

“Com mais de 34 mil academias, o Brasil é um dos maiores mercados globais em fitness. Embora este tenha sido um dos setores que mais tenha se ampliado na última década, graças à crescente conscientização da população sobre a importância dos hábitos saudáveis, há ainda um enorme potencial – apenas 5% dos brasileiros estão matriculados em academias, por exemplo. Novas tendências e tecnologias não param de surgir, e é por isso que uma plataforma como a BTFF é tão importante”, afirma Simpas.

Para incentivar o crescimento do mercado como um todo, serão realizadas experiências com foco na geração de negócios, como o Trade Day, o Programa Comprador e a Rodada de Negócios. Aliás, em mais uma ação inédita, a BTFF ganhou um dia especial para os negócios, no dia 17 de novembro, com entrada exclusiva para players B2B. Outro destaque é o novo hub de conhecimento, como o BTFF Talks, as Conferências BTFF e de Nutrição, o Summit BTFF, Workshops, bem como o Podcast.

Como não poderia deixar de ser, o evento vai trazer diversas novidades, com novos setores de exposição, como os dedicados ao segmento farmacêutico, de bebidas e alimentos saudáveis, mas sem deixar a tradição de lado. A feira vai manter a concentração dos principais fabricantes, distribuidores e importadores de equipamentos esportivos, suplementação, alimentação saudável e orgânica, além de expor marcas de roupas e acessórios fitness. Celebridades do mundo fitness e wellness também são esperadas, assim como na edição anterior, que contou com nomes como Juju Salimeni, Fernando Sardinha e Gracianny Barbosa.