Rússia vai vetar petróleo para países que aplicarem teto

Rússia vai vetar petróleo para países que aplicarem teto Confira!

Rússia vai vetar petróleo para países que aplicarem teto

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta terça-feira (27) um decreto que veta a ...

Rússia vai vetar petróleo para países que aplicarem teto
Imagem: Reprodução | Divulgação



O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta terça-feira (27) um decreto que veta a exportação do petróleo russo para países que aplicarem o teto sobre os preços da commodity, estabelecido em US$60 o barril pela Austrália, União Europeia (UE) e G7.

    Segundo o documento, “o abastecimento de petróleo e de produtos petroleiros russos a entidades jurídicas estrangeiras e outros particulares está proibido”, caso a nação implemente o limite de preços.

    A medida entrará em vigor a partir do dia 1º de fevereiro e conta com uma cláusula que permitirá que Putin anule a proibição em situações especiais, que ainda não foram especificadas.

    A decisão do Kremlin é uma retaliação aos países ocidentais, que chegaram a um acordo para introduzir teto nos preços do petróleo produzido pela Rússia. “Em conexão com ações hostis e contraditórias do direito internacional dos Estados Unidos e de nações estrangeiras e organizações internacionais que se unem a eles” e com o objetivo de salvaguardar os interesses nacionais russos, diz o texto.

    De acordo com o decreto, o Ministério da Energia de Moscou será responsável por monitorar periodicamente a implementação do decreto.

    A UE, o G7 e a Austrália tentam atingir mais uma importante fonte de recursos para o regime de Putin, que usa as receitas com commodities energéticas para financiar sua guerra na Ucrânia, além de frear os preços do petróleo no mercado internacional. .

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Todos os Direitos Reservados
Developed By Old SchooL