Twitter testa Notes, recurso para publicar “textão” na rede social

Após rumores, empresa confirma testes com Twitter Notes, recurso que permite textos extensos na rede social

revistabaiacu - 22 de junho de 2022
Twitter testa Notes, recurso para publicar “textão” na rede social



Qual a melhor rede social para publicar “textão”? Facebook? LinkedIn? Pode ser. Mas em breve pode haver uma nova opção: o Twitter. Nesta quarta-feira (22), a empresa confirmou que está trabalhando em um mecanismo que permite a publicação de textos longos na plataforma. O Twitter Notes, como é chamado, está sendo testado com alguns usuários.

A ideia é simples. O usuário acessa um editor embutido no próprio Twitter, escolhe uma imagem de capa (se quiser) e escreve seu texto. É possível inserir ali imagens, vídeos, GIFs, links e, sem nenhuma surpresa, incorporar tweets.

Não ficou claro se, depois de publicado, o texto pode ser comentado por outros usuários do Twitter, mas é provável que sim, afinal, toda rede social é pautada pela interação entre os participantes.

Pode causar estranheza, porém, uma rede social focada em mensagens curtas — hoje, com até 280 caracteres — dar espaço para textos longos. Mas a ideia faz sentido. Facebook e LinkedIn são a prova de que “textões” geram engajamento.

Além disso, temos que considerar que muitos usuários já publicam textos longos no Twitter, mas dividindo-os em vários tweets — as chamadas threads.

As threads devem continuar existindo, pois são relativamente fáceis de serem montadas. Por outro lado, elas podem ser confusas para quem está lendo, principalmente em celulares. Está aí outra razão para o Twitter Notes ter boas chances de ser bem recebido.

Como aponta o Verge, o recurso é esperado pelo menos desde maio, quando Jane Manchun Wong, desenvolvedora conhecida por antecipar novidades de redes sociais, vazou a novidade. Na ocasião, o recurso era chamado de Twitter Article.

O Twitter confirmou que a função está em teste, só que com um nome diferente. Mas não é qualquer usuário que pode participar dessa fase. No momento, apenas um pequeno grupo de usuários selecionados tem acesso ao Twitter Notes.

Para quem não faz parte desse grupo, não é possível nem mesmo acessar as notas já publicadas. Fiz um teste com duas contas, tanto via aplicativo quando via web. Em todas as tentativas, o Twitter exibiu uma mensagem de página não encontrada.

Ainda não há informações sobre se e quando o Twitter Notes será liberado para todo mundo. Mas o GIF publicado pelo Twitter dá a entender que o recurso está em fase avançada de desenvolvimento. Isso sugere que o “liberou geral” pode vir em breve. Veremos.

Twitter testa Notes, recurso para publicar “textão” na rede social