8 dicas para o varejo se preparar para a Black Friday

8 dicas para o varejo se preparar para a Black Friday Confira!

8 dicas para o varejo se preparar para a Black Friday

Entender a demanda da concorrência e investir no estoque são algumas das opções

8 dicas para o varejo se preparar para a Black Friday
Imagem: Reprodução | Divulgação



Dia 25 de novembro já está chegando e é preciso estar bem preparado. A Black Friday é uma das datas comerciais mais importantes para os setores de varejo e e-commerce no Brasil. E isso é especialmente crítico para os pequenos e médios negócios que atuam em marketplaces.

“Muito além de uma loja virtual, é preciso que os marketplaces estejam capacitados para receber o montante de acessos, guiar os consumidores durante a compra, passar segurança e gerar um acompanhamento de pós-venda que satisfaça as expectativas criadas para a época. Ter um e-commerce preparado para receber as altas demandas de uma data como a Black Friday, ao mesmo tempo que oferece boas experiências”, afirma JB Queiroz, CEO e sócio-executivo da JBQ.Global, empresa especializada em outsourcing e soluções personalizadas para transformação digital.

Confira oito dicas estratégicas para você preparar seu pequeno negócio para esta Black Friday.

Faça um estudo prévio de como foi a participação do seu negócio nessa data ou qualquer outra importante. Será possível identificar os produtos  mais buscados, os itens que obtiveram mais sucesso, a tendência do momento e outras informações que vão te auxiliar a programar a data. 

Uma boa dica é usar uma plataforma como a Nubimetrics, que traz ferramentas para vendedores de e-commerce com disponibilização de dados inteligentes em uma única plataforma. 

“Veja o crédito como oportunidade e não endividamento. Atualmente, o mercado oferece soluções de crédito que permitem às PMEs apostar nessas datas com prazos mais longos e melhores taxas para pagamento, além de conectar o varejista a fornecedores conveniados”, recomenda Francisco Pereira, CEO da Trademaster, fintech especializada em soluções financeiras e de crédito B2B.

“Garantir que sua loja esteja pronta para receber muitos acessos simultâneos precisa fazer parte da preparação para as vendas. É importante também considerar fatores como template, usabilidade e facilidade no checkout, porque se a sua loja não for a mais preparada, o cliente vai comprar em outro site”, diz Lucas Castellani, CEO da  Cartpanda, plataforma all-in-one que oferece soluções para o e-commerce.

“Existe um fator primordial para o sucesso do cliente após sua decisão de compra de um determinado produto na Black Friday: um processo eficiente de logística. As marcas não somente precisam se importar com o pré e durante venda no período de descontos, mas também em garantir a satisfação do cliente com a entrega do produto adquirido”, pontua Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy,  startup que automatiza a roteirização logística por meio de um software próprio.

Processos muito manuais tendem a ser lentos e menos eficientes. Na Black Friday, com um volume de vendas muito alto, a otimização de processos pode garantir uma maior agilidade e uma margem de erro menor. 

Uma dica é usar uma plataforma de captura inteligente de dados, como a da Scandit, que pode ser realizada por meio de smartphones e permite o escaneamento de códigos de barras, textos, imagens e documentos. 

Essa é uma forma de apresentar seus produtos de maneira mais moderna e ágil. A dica é ter vitrines digitais com conteúdo responsivo. É o que oferece, por exemplo, a Standout, martech especializada em inteligência de trade marketing digital que auxilia as indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces. Segundo a startup, isso pode gerar até 60% de aumento médio de vendas. 

“Para garantir o sucesso do seu cliente, é preciso entregar tanto o resultado esperado, quanto uma boa experiência. Clientes com sucesso são clientes satisfeitos, com resultado, que compram mais e indicam sua empresa para outros potenciais clientes”, explica Mateus Pestana, CEO da SenseData, plataforma de sucesso do cliente e dados acionáveis, que possui uma lista de regras para alcançar o Customer Success ideal. 

Você precisa conhecer seu cliente, personalizar sua experiência e sempre oferecer promoções digitais.

“Algo fundamental em épocas com a Black Friday é alcançar os compradores onde quer que eles estejam e isso pode ser feito configurando promoções com base nas necessidades da marca”, avisa Nara Iachan, CMO e fundadora da Cuponeria. 

Se você passa segrança para seu cliente, seus resultados serão muitíssimo superiores. É interessante adotar soluções como da Nethone, empresa polonesa de prevenção de fraudes financeiras, que oferece a comerciantes e fintechs uma ferramenta de combate a crimes virtuais. 

Outra solução para combater fraudes vem da Minds Digital, IDtech especialista em soluções de biometria de voz, que utiliza inteligência artificial para validar o acesso a contas digitais e os pagamentos por comando de voz. Para a Black Friday, a IDtech orienta que o e-commerce aumente a segurança, principalmente, no WhatsApp, que é o aplicativo mais utilizado no dia a dia das pessoas. 

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